fatores políticos irrelevantes - Mundo - iG" /

China afirma que o COI deve deixar de lado fatores políticos irrelevantes

A China pediu nesta quinta-feira ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que deixe os fatores políticos irrelevantes fora dos Jogos Olímpicos, depois que seu presidente, Jacques Rogge, pediu a Pequim que respeite os compromissos em termos de direitos humanos.

AFP |

"Acredito que os dirigentes do COI respaldam os Jogos Olímpicos e aceitam a carta olímpica, que estipula que fatores políticos irrelevantes não sejam considerados", afirmou a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Jiang Yu.

"Espero que os dirigentes do COI continuem aderindo aos princípios da carta olímpica", acrescentou.

O presidente do COI, Jacques Rogge, pedira mais cedo que a China que respeite os compromissos de melhorar a situação dos direitos humanos antes das Olimpíadas de Pequim.

Rogge lembrou, em entrevista coletiva, que as autoridades chinesas haviam prometido, depois de apresentar a candidatura aos Jogos Olímpicos de 2008, que se vencessem a disputa isto "faria progredir as questões sociais, em especial os direitos humanos".

"Isto é o que eu qualificaria de compromisso moral, mais que jurídico. Pedimos a China que respeite este compromisso moral", afirmou.



    Leia tudo sobre: olimpíada

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG