China adia início do uso de filtro obrigatório de conteúdo na internet

Pequim, 30 jun (EFE).- O Governo chinês anunciou hoje que adiará a obrigatoriedade da instalação de um software de filtragem de conteúdo na internet nos computadores do país, cujo início estava previsto para amanhã, disse a agência Xinhua.

EFE |

O Ministério de Indústria e Tecnologia da Informação não especificou a data definitiva para a aplicação do Green Dam ("Barragem Verde", em inglês), nome dado ao programa que limitará o acesso ao conteúdo da web.

"A pré-instalação foi atrasada, já que alguns fabricantes de computadores explicaram que uma instalação de tal magnitude requeria uma prorrogação", comentou o Ministério.

O Governo anunciou que continuará oferecendo o download gratuito do programa depois de 1º de julho e também manterá aberto o período de sugestões públicas sobre o software.

Através de um sofisticado sistema de inteligência artificial, o Green Dam filtra unilateralmente imagens explícitas e linguagem inadequada, bloqueando o acesso às páginas.

À época do anúncio da medida, a maior comunidade de internautas do mundo (cerca de 300 milhões) questionou as verdadeiras intenções deste filtro, criticando seu funcionamento e acusando-o de ser um "roubo" aos cidadãos.

Citado pelo site "Sina.com", um usuário que usou o Green Dam contou que o computador "travava" a cada três minutos, "provavelmente para mandar informação particular".

"A pornografia é apenas um pretexto, eles também buscam temas sensíveis, que consideram ruins para os usuários", reclamou outro internauta, apontando ainda a possibilidade de o filtro não se limitar apenas a eliminar conteúdo erótico.

O Governo chinês se defendeu afirmando que o filtro busca proteger principalmente os menores de idade. Além disso, assegurou que embora exista um arquivo de instalação em todos os computadores vendidos (inclusive os importados), a execução deste será opcional.

EFE.

gmp/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG