China: 13 mil ficaram doentes por causa de leite

Quase 13 mil crianças foram hospitalizadas na China por terem consumido leite contaminado, segundo informações do governo. De acordo com o Ministério da Saúde chinês, 104 delas apresentavam sintomas graves.

BBC Brasil |

Quatro bebês morreram depois de ingerir leite produzido pelo grupo Sanlu, contendo a susbtância química melamina, que é normalmente usada na fabricação de plástico, mas pode ser adicionada a laticínios para fazer os níveis de proteína parecerem mais altos do que realmente são.

Em Hong Kong, uma criança foi diagnosticada com pedras nos rins depois de consumir leite vindo da China, no primeiro caso registrado fora do país.

Após o escândalo, vários países na Ásia e na África suspenderam as importações de laticínios chineses.

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse que as autoridades estão fazendo todo o possível para "impedir que isso volte a acontecer, não apenas com derivados de leite, mas com todos os tipos de alimento".

Segundo as autoridades, 18 pessoas foram presas desde que se descobriu que o leite em pó consumido por bebês estava contaminado. Posteriormente, foi revelado que o leite na forma líquida produzido por 22 empresas diferentes na China também continha melamina.

Os produtos foram retirados das prateleiras em todo o país.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG