Chile espera que cúpula da Unasul facilite diálogo entre Chávez e Uribe

Santiago do Chile, 31 jul (EFE).- O Governo do Chile espera que a cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) do próximo dia 10 facilite o diálogo entre os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Álvaro Uribe.

EFE |

A reunião, que acontecerá no Equador, é "uma oportunidade" para que ambos os líderes "conversem", afirmou hoje o chanceler chileno, Mariano Fernández.

O ministro das Relações Exteriores disse ainda que espera que "as diferenças" entre as duas nações sejam superadas por meio do "diálogo bilateral".

A tensão entre ambos os países aumentou nos últimos dias, depois que as autoridades colombianas souberam que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tinham em seu poder armas que a Suécia vendeu à Venezuela em 1988.

A Colômbia pediu explicações e Chávez, em resposta, congelou as relações diplomáticas e comerciais com o país vizinho e ainda criticou Uribe por permitir o futuro aumento da presença de militares americanos em seu território.

Perguntado sobre a possibilidade de a Unasul intermediar o conflito, Fernández disse: "O ideal é que as coisas se resolvam bilateralmente e que se recorra aos organismos só quando não há bases para as partes resolverem entre si". EFE frf/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG