Chile confirma 24 infectados pela gripe no país

Santiago do Chile, 20 mai (EFE).- O Ministério da Saúde do Chile confirmou hoje oito novos casos de gripe suína no país, o que elevou o número de infectados pelo vírus A (H1N1) para 24 pessoas, o mais alto em toda a América do Sul.

EFE |

Na manhã de hoje, o ministério tinha confirmado outros seis casos de gripe suína.

A subsecretária da Saúde do Chile Cecilia Morales disse, em entrevista coletiva, que os pacientes estão "em boas condições, recebendo tratamento em casa".

A autoridade reiterou "que esta situação epidemiológica é a esperada com um vírus facilmente transmissível entre as pessoas, especialmente as crianças".

Estas declarações se juntam às que o ministro da Saúde, Álvaro Erazo, entregou há algumas semanas ao Congresso, prevendo que 20% da população no Chile (16,2 milhões de habitantes) fique infectada com o vírus e inclusive que o número de mortos possa superar os 200.

"Passaremos de uma transmissão limitada como temos agora a uma sustentada, por isso o aumento de casos nas próximas semanas pode ser persistente", advertiu Erazo.

Os infectados, na maioria crianças em idade escolar, são todos habitantes da cidade de Santiago.

Isso causou uma série de fechamentos espontâneos de colégios da capital, o que não conta com a aprovação do Ministério da Saúde.

Neste sentido, Erazo descartou que, por enquanto, vá ser ordenado o fechamento dos colégios da capital, porque isso impediria de agir eficazmente para identificar e isolar os possíveis focos de contágio.

"As autoridades de Saúde coordenadas com as autoridades de Educação assumem a responsabilidade com toda a transparência e a responsabilidade com que trabalhamos esta semana e estes meses", ressaltou Erazo.

As autoridades mantêm barreiras sanitárias nos portos e aeroportos do país para evitar a propagação do vírus.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE ls/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG