gripe suína , diz governo - Mundo - iG" /

Chile confirma 24 casos de gripe suína , diz governo

SANTIAGO - O Chile se tornou o país da América do Sul com mais casos confirmados de gripe suína, ao somar 24 pessoas contagiadas entre crianças e adultos, e este número deve provavelmente subir nos próximos dias, disse nesta quarta-feira o ministro da Saúde, Alvaro Erazo.

Redação com Reuters |


O último boletim da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado na manhã desta quarta-feira, ainda não confirma todos os casos, registrando cinco contaminados no país.

Do total de casos confirmados pelo governo chileno, mais da metade são crianças, o que obrigou a uma dezena de escolas na capital a suspenderem suas aulas como medida preventiva para evitar a propagação da temida doença.

"A maioria dos pacientes está com quadros clínicos leves, similares a casos de gripe sazonal e se encontram em boas condições, recebendo tratamento em seus domicílios", disse a jornalistas Cecilia Morales, subsecretária do Ministério de Saúde.

No total, 14 dos casos estão vinculados ao surto originado em estudantes do Colégio San Nicolás de Myra, enquanto até agora todos os doentes registrados no país tiveram sintomas respiratórios leves. A estes casos, somam-se outros seis alunos de colégios da zona oeste de Santiago.

Erazo acrescentou que o Chile deve se preparar para uma próxima etapa de uma circulação mais avançada do vírus, desde sua atual fase de transmissões limitadas.

"Presumivelmente, nas próximas semanas teremos uma maior quantidade de casos, mas a tarefa hoje é a contenção", disse o ministro à rádio local Bío-Bío.

A "gripe suína" já se estendeu por 40 países com 80 mortos no mundo, a maioria no México. A OMS confirmou mais de 10.000 casos da doença.

Leia também:

"Gripe suína" no Brasil


Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG