Chile avaliará febre aftosa no Brasil para retomar exportações

Santiago do Chile, 25 jul (EFE).- O Chile fará uma inspeção sanitária sobre febre aftosa em alguns estados do Brasil para contribuir com o reatamento das exportações de carne bovina, bloqueadas desde que, em 2005, foram detectados surtos do vírus causador da doença, informou hoje o Ministério da Agricultura chileno.

EFE |

A iniciativa é resultado de um acordo assinado em Santiago do Chile pelo secretário de Defesa Agropecuária brasileiro, Inácio Kroetz, e o diretor nacional do Serviço Agrícola e de Criação de Gado do Chile, Francisco Bahamonde, após três dias de negociação.

O Chile, que desde 1981 é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como um país livre de febre aftosa sem vacinação, colaborará assim com as autoridades do Brasil com o objetivo de poder retomar as exportações de carne dos Estados que serão avaliados, que ainda não foram definidos.

O Brasil, um dos principais exportadores mundiais de carne bovina com um faturamento anual de cerca de US$ 3,5 bilhões, registrou em 2005 vários casos dessa doença nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, o que provocou o bloqueio de mais de 50 países às carnes procedentes dessas regiões.

Em 30 de junho, a União Européia decidiu reabilitar suas importações de carne não industrializadas proveniente dos estados brasileiros de São Paulo e Paraná, o que gerou o fim do bloqueio de quase três anos contra essas entidades.

Segundo o acordo, o Chile informará às autoridades brasileiras sobre as possibilidades de capacitação na legislação referente à produção e comercialização de carne, e poderá ter acesso ao funcionamento do sistema de análise de riscos de pragas, assim como dos planos de controle e de emergência do Brasil.

A febre aftosa, uma das doenças mais contagiosas do mundo, não afeta o ser humano, apenas os animais como os bovinos, suínos, ovinos, caprinos e todos os ruminantes silvestres. EFE frf/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG