Chile anuncia apoio ao Brasil por cadeira no CS da ONU

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, declarou hoje, ao final de seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o apoio do governo chileno à reivindicação do Brasil por um lugar no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil é uma potência e merece nosso apoio para ter assento no Conselho ONU, porque o Brasil, por tudo o que representa, é uma garantia de liberdade, paz e respeito aos direitos humanos, declarou Piñera, em discurso de improviso no Palácio do Itamaraty, após Lula ter lido para a imprensa um texto sobre as relações entre os dois países.

Agência Estado |

Piñera destacou a importância de uma "firme vontade de coesão e integração" chileno-brasileira e do início do funcionamento do Corredor Interoceânico - uma ligação rodoviária do Porto de Santos (SP) com os portos chilenos de Arica e Iquique, passando pela Bolívia. O presidente chileno disse que é preciso atingir, na região, a meta de "derrotar o subdesenvolvimento". Ele observou que, em 2010, pela primeira vez, o comércio entre os dois países atingiu a marca dos US$ 10 bilhões - US$ 7 bilhões a mais do que em 2003.

Piñera agradeceu a solidariedade que os brasileiros deram ao Chile após o terremoto de 27 de fevereiro. Afirmou que as belezas turísticas de seu país não foram atingidas pelo recente terremoto e que o Chile espera os turistas "de braços abertos". Piñera também declarou solidariedade ao povo do Rio Janeiro, vítima de enchentes e deslizamentos de terra, dizendo que está pronto para ajudar "no que for preciso".

Ele ainda afirmou esperar que seu próximo encontro com Lula seja na Copa Mundial de Futebol, em junho, na África do Sul, onde gostaria de assistir a uma final entre Brasil e Chile. "E como o sr. já ganhou cinco vezes, o Chile aspira a ganhar pelo menos uma vez." Em seguida, Piñera saudou os torcedores do Corinthians, time do qual Lula é torcedor.

    Leia tudo sobre: chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG