Chiclete acelera recuperação de pacientes, diz pesquisa

Uma pesquisa conduzida em um hospital do sistema público de saúde da Grã-Bretanha afirma que chiclete pode ser usado como uma forma de acelerar a recuperação de pacientes em cirurgias. O estudo conduzido no Dorset County Hospital, na cidade de Dorchester, no sul da Inglaterra, indicou que os pacientes que mascaram chiclete três vezes por dia após cirurgia no intestino se recuperaram mais rapidamente do que os demais.

BBC Brasil |

Segundo o hospital, além de ajudar a acelerar a recuperação de pacientes, o hábito também permite que mais leitos fiquem disponíveis.

"Espero que isso se torne prática comum agora - certamente isso não faz mal", disse a enfermeira Harriet Wright, que conduziu o estudo, que ainda não foi publicado.

Tolerância
A pesquisa será apresentada em uma conferência em Birmingham no próximo mês.

O estudo foi feito ao longo de seis meses. Os resultados mostraram que o chiclete aumentou a tolerância dos pacientes a fluidos orais e comida sólida.

As funções intestinais também voltaram ao normal, em média, um dia e meio antes dos demais pacientes. A pesquisa conduzida por Wright faz parte de um trabalho de mestrado da enfermeira no King's College, de Londres. Ela recebeu a nota máxima pelo trabalho.

"Como parte da nossa ambição de nos tornarmos um dos melhores hospitais distritais do país, é importante encorajarmos inovação e pesquisas", disse o diretor do hospital, Jan Bergman.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG