Chegam à França corpos dos dez soldados mortos no Afeganistão

Chegou hoje ao aeroporto parisiense de Roissy Charles de Gaulle o avião com os corpos dos dez soldados franceses mortos no Afeganistão, recebidos com honras militares, na presença do primeiro-ministro, François Fillon.

AFP |

O Airbus pousou às 23H15 local e estacionou diante do pavilhão de honra de Roissy, alguns minutos antes da chegada do primeiro-ministro francês, François Fillon.

Um fileira de honra se formou diante do avião e o ministro dos Ex-Combatentes, Jean-Marie Bockel, se colocou ao pé da escada do aparelho.

Um impressionante dispositivo policial manteve a imprensa a distância, comprovou a AFP no local.

Invocando a "gravidade do momento" e a "necessidade de proteger a intimidade das famílias", o ministro da Defesa assinalou na tarde de hoje que a repatriação dos corpos será realizada sem a presença dos jornalistas.

"Diante da forte carga emocional para os familiares dos soldados mortos, nenhuma imagen desta cerimônia breve será difundida", anunciou o ministério em um comunicado.

Na manhã desta quarta-feira, chegou a Paris o avião que transportava 11 dos 21 soldados feridos na emboscada dos talibãs no leste de Cabul, que foram levados para diversos hospitais.

Na viagem que fez a uma das bases de seu país no Afeganistão, o presidente Sarkozy pediu as tropas francesas que continuem trabalhando e mantenham a cabeça erguida mesmo depois das mortes registradas entre suas fileiras.

"A melhor forma de ser fiéis aos seus companheiros é continuar, levantar a cabeça, reagir como profissionais", disse no campo Warehouse, quartel-general do comando regional de Cabul da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan.

pa/sd/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG