Chegam a 60 os mortos em atentado em mesquita no Iraque

(atualiza número de mortos). Bagdá, 20 jun (EFE).- Pelo menos 60 pessoas morreram e cerca de 160 ficaram feridas num atentado com caminhão-bomba cometido hoje perto de uma mesquita xiita próxima a Kirkuk, no norte do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte do Ministério do Interior.

EFE |

O ataque ocorreu em um mercado popular, próximo a uma mesquita xiita da região de Tazet, que fica 30 quilômetros ao sul de Kirkuk.

Também foi confirmado que a forte explosão causou danos materiais a 45 imóveis próximos. No local, as equipes de resgate ainda fazem buscas em meio aos escombros.

De acordo com a agência de notícias "Baraza", próxima à aliança xiita parlamentar, o número de mortos seria de 65, enquanto haveria 175 feridos.

Por sua vez, o site do Governo da região autônoma do Curdistão iraquiano, que cita fontes policiais, diz que um terrorista suicida a bordo de um caminhão detonou os explosivos que carregava quando chegou perto da mesquita.

O presidente do país, Jalal Talabani, condenou em comunicado o ataque e prometeu indenizar em US$ 1.000 as famílias das vítimas e em US$ 300 cada uma delas.

Kirkuk, capital da província de mesmo nome, é uma região rica em petróleo, disputada por árabes, curdos e turcomanos.

O atentado deste sábado é o mais violento cometido no Iraque desde o ataque de 20 de maio em Bagdá, no qual 40 pessoas morreram e 85 ficaram feridas. EFE am/sc-db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG