Chegada de Medved ao poder atrai de astrólogos a vendedores de retratos

Formalmente empossado como presidente da Rússia, Dmitri Medvedev atrai agora os mais variados tipos: de astrólogos que predizem um futuro brilhante para o novo mandatário aos vendedores de retratos, felizes com a multiplicação das vendas pela internet.

AFP |

Como todos os funcionários deverão substituir os quadros de Vladimir Putin nos escritórios, tanto os públicos quanto alguns particulares, os vendedores de retratos estão enchendo os bolsos.

"Com a posse, vendeu-se bem", confirma o site Vramke.ru, que dispõe também de retratos de Vladimir Putin, Stalin ou mesmo do presidente francês Nicolas Sarkozy, segundo o jornal popular Troud.

Os retratos de Dmitri Medvedev são vendidos de 900 a 26.000 rublos (de 64 a cerca de 1.800 reais) e todo o estoque já foi encomendado essa semana, assegura o Vramke.

Por sua vez, e de maneira mais surpreendente, os astrólogos e até mesmo os adeptos do Hare Krishna enviam seus desejos de sucesso ao novo presidente.

"Medvedev terá sorte", diz o astrólogo Pavel Globa ao jornal Komsomolskaïa Pravda, que prediz ainda um mandato calmo. "A configuração das estrelas é perfeita para uma reforma das estruturas estatais e a chegada de novos políticos", acrescenta.

Os adeptos de Krishna na Rússia, que no passado acusaram as autoridades russas de perseguição, parabenizaram a posse do novo presidente, que aconteceu no mesmo dia da festa hindu de Akshaya Tritiya. "É um bom sinal", assegura Iuri Plechakov, porta-voz da comunidade, que se diz feliz ainda por Medvedev praticar yoga.

Os fabricantes de vodca também se lançaram, há vários meses, em uma verdadeira corrida para o registro de novas marcas que utilizam o nome de Dmitri Medvedev.

De acordo com a imprensa russa, a agência Rospatent, que controla a propriedade industrial, recebeu vários pedidos relativos a novas vodcas, de 'Tsar-Medved' a 'Medvedka', brincando sobre a origem do nome Medvedev - urso, "medved" em russo.

A disputa por isso tem uma ótima explicação: a vodca Putinka, alusão ao agora ex-presidente Putin, foi um verdadeiro sucesso comercial.

kof-dth/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG