Santiago do Chile, 28 fev (EFE).- Um avião da companhia aérea Lan procedente de Lima foi hoje o primeiro voo a aterrissar no aeroporto internacional de Santiago, fechado desde o terremoto que no sábado atingiu o país e já causou mais de 700 mortes.

Fontes do aeroporto disseram que a aeronave pousou depois das 14h. O aeroporto teve danos nos terminais de embarque de passageiros e em outras instalações.

Ontem, autoridades da aeronáutica disseram que o aeroporto permaneceria fechado por pelo menos três dias e inúmeros voos com destino ao Chile foram desviados para Lima, Buenos Aires, Mendoza (também na Argentina) e outras cidades.

A companhia aérea Lan disse no sábado que 17 de seus voos nacionais e internacionais com destino à capital chilena foram desviados para aeroportos alternativos.

Apesar desse pouso, as autoridades aeroportuárias informaram que as saídas a partir de Santiago continuam suspensas e pediram aos passageiros que não se dirijam ao aeroporto.

O comandante-em-chefe da Força Aérea do Chile (FACH), Ricardo Ortega, afirmou aos jornalistas que todo o sistema de controle está funcionando e que quem ainda está com problemas são as companhias aéreas, cujos sistemas eletrônicos ainda estão paralisados. EFE ns/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.