Chega a porto chinês o primeiro cargueiro procedente de Taiwan em 59 anos

Pequim - O primeiro navio de carga que partiu de Taiwan à China chegou ao porto de Xiamen, na província sudeste de Fujian, informou hoje a agência oficial Xinhua.

EFE |

Trata-se da primeira embarcação de mercadorias que completa o trajeto de maneira direta desde 1949, ano da ascensão do Partido Comunista da China (PCCh) e da separação da ilha.

O navio transportou 326 contêineres e uma carga total de 4,464 toneladas de produtos como laranjas, maquinaria, produtos eletrônicos e peças de automóveis procedentes de Taiwan.

Segundo o intermediário chinês Zheng Yonggang, até o momento o transporte marítimo entre China e Taiwan demorava em média sete dias, pela obrigação de ser desviada a Hong Kong para chegar aos portos chineses.

Com a rota direta inaugurada, o navio saiu da cidade taiuanesa de Kaohsiung na terça-feira à noite e chegou a Xiamen no dia seguinte.

Os laços diretos são resultado de acordos alcançados em junho e novembro, em Pequim e Taiwan, pelos negociadores Chen Yunlin, da China, e Chiang Ping-kun, de Taiwan.

Leia mais sobre: China - Taiwan

    Leia tudo sobre: china

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG