Chega a China primeiro navio de guerra japonês desde a II Guerra Mundial

O primeiro navio de guerra japonês que visita a China desde a II Guerra Mundial chegou nesta terça-feira à cidade portuária de Zhanjiang, demonstrando a aproximação das duas grandes potências asiáticas.

AFP |

O destróier "Sazanami", de 4.650 toneladas, que zarpou do porto de Kure, na prefeitura de Hiroshima (oeste do Japão) carregado com material de socorro para as vítimas do terremoto de 12 de maio em Sichuan (sudeste da China), entrou na cidade portuária de Zhanjiang, na província de Guangdong (sul).

Os habitantes consideram que a visita é um sinal de que as relações entre os dois países melhoraram, mas durante as boas-vindas se observou um sentimento de orgulho porque a China tem agora com o Japão um nível de igualdade, e não como com um primo pobre.

"Antes o Japão tinha dinheiro e nos tratava com prepotência, mas agora nos desenvolvemos tanto que, mesmo que quisessem nos intimidar, não poderiam", disse Xing Chen, um motorista local.

A viagem do "Sazanami" é uma resposta de cortesia à passagem pelo Japão do destróier chinês "Shenzhen" em novembro, na primeira visita deste tipo desde a fundação da República Popular da China, em 1949.

kh-mbx-ph-dma/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG