Chega a 38 número de mortos por chuvas na Ilha da Madeira

Lisboa, 21 fev (EFE).- O Governo regional da Ilha da Madeira, território de Portugal, anunciou hoje que chega a 38 o número de mortos em decorrência do temporal que sábado atingiu o arquipélago.

EFE |

No entanto, o secretário regional de Assuntos Sociais, Francisco Ramos, declarou à imprensa que o número de vítimas pode aumentar ainda mais e que as autoridades "estão à espera de equipamentos de resgate especializados que vêm do continente".

Por causa das fortes chuvas, pelo menos 101 pessoas ficaram feridas e mais de 250 pessoas tiveram que ser tiradas de casa. O total de desaparecidos ainda não foi determinado.

Ramos pediu à população local que evite sair às ruas para não dificultar os trabalhos de resgate. Para ajudar nas buscas, foram mobilizadas uma equipe de mergulhadores e duas da Guarda Nacional Republicana com cães farejadores. Membros do Instituto Médico Legal também partiram hoje do continente em direção à ilha.

Em nota, a Defesa Civil de Portugal explicou que o principal objetivo das equipes "é dar suporte às operações de socorro em curso na Ilha da Madeira, depois do temporal que castigou o arquipélago".

Nesta madrugada, o primeiro-ministro do país, José Sócrates, ofereceu "toda a ajuda de que o Governo regional possa precisar para que a Madeira inicie imediatamente os trabalhos de recuperação".

Sócrates, que foi até a ilha, disse que combinou com o Governo regional "ajudar em tudo aquilo que já pode para fazer frente às situações de emergência e manter um canal de diálogo aberto para definir o quadro geral de ajuda à região".

A Madeira, a principal ilha do arquipélago homônimo (com 250.000 habitantes), foi castigada ontem por uma forte tempestade. Em 12 horas, a forte chuva causou enchentes e deslizamento de terras.

Por causa do temporal, estradas, pontes e outras infraestruturas foram destruídas, principalmente na zona sul da ilha, a mais afetada.

O Serviço Nacional de Meteorologia disse que desde 1969 não chovia com tanta intensidade na Ilha de Madeira. Para os próximos dias, estão previstas chuvas moderadas na região. EFE prl/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG