Chefs Adriá e Bocchia cuidarão do buffet em inauguração do acelerador do CERN

Genebra, 2 out (EFE).- Um buffet de gastronomia molecular dos chefs Ferran Adriá e Ettore Bocchia será o fecho de ouro à inauguração oficial do Grande Colisor de Hádrons (LHC), o superacelerador de partículas da Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN), que acontecerá em 21 de outubro.

EFE |

A inauguração contará com a presença de representantes de vários Governos de países-membros do CERN e observadores, anunciou hoje o organismo, e acontecerá apesar da avaria que obrigou a interrupção do funcionamento do LHC, após dez dias depois de começar a operar, em 10 de setembro.

Naquele dia, os cientistas do laboratório conseguiram que o primeiro feixe de prótons circulasse e desse uma volta completa pelo gigantesco túnel de 27 quilômetros de circunferência do acelerador, situado sob a fronteira suíço-francesa, nos arredores de Genebra.

Depois, foi lançado um feixe no sentido contrário.

No entanto, após dez dias de operação, uma avaria em um dos oito setores que formam o acelerador levou à interrupção do experimento, que só voltará a funcionar pelo menos em abril de 2009.

A cerimônia de inauguração consistirá em diversos discursos, exibições e uma apresentação audiovisual, "Origens", com música de de Philip Glass interpretada pela Orquestra da Suíça Romanda. EFE vh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG