Chefes militares da Turquia renunciam em meio a disputas com governo

Deserções ocorrem após prisões de 22 oficiais acusados de planejar golpe para derrubar governo de premiê Recep Tayyip Erdogan

iG São Paulo |

A alta cúpula militar da Turquia renunciou nesta sexta-feira em meio à tensão depois da prisão de oficiais acusados de planejar um golpe para derrubar o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

A renúncia do mais alto chefe militar da Turquia, Isik Kosaner, é a primeira do tipo no país e reflete a profunda divisão do atual governo, que tem sido contundente em confrontar os militares que buscam mais espaço no poder da Turquia.

AP
Foto de maio mostra presidente turco, Abdullah Gul (E), ao lado do general Isik Kosaner, em Ancara
A renúncia de Kosaner, principal general da Turquia, juntamente com comandantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, ocorreu horas depois de um tribunal condenar 22 militares suspeitos de levar adiante uma campanha pela internet para minar o governo. Os comandantes foram pedidos para deixar os cargos, de acordo com a agência oficial Anatolia.

Nos últimos dias, Kosaner manteve encontros com Erdogan diversas vezes. Sua demissão ocorre a dois dias da reunião do Conselho Supremo Militar, no qual seriam oficializadas as promoções dos oficiais do Exército. O governo quer que os oficiais acusados de arquitetar o golpe passem à reserva em vez de serem promovidos.

Reuniões

A renúncia do chefe do Estado-Maior surpreendeu a Turquia, após vários dias de intensas reuniões entre o presidente, o premiê e a alta cúpula do Exército, realizadas a portas fechadas.

Em 2003, no caso conhecido como “Sledgehammer”, 17 generais foram presos com cerca de 200 oficiais acusados de planejar um golpe contra o governo. Mais de 400 pessoas, incluindo acadêmicos, jornalistas, políticos e soldados, também estão sendo julgados na Turquia por tramar a queda do governo.

*Com AP, EFE e BBC

    Leia tudo sobre: turquiamilitarerdogankosaner

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG