Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Chefe militar russo quer retomar relações com Otan urgentemente

Moscou, 10 dez (EFE).- O chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas russas, geral Nikolai Makarov, afirmou hoje que é necessário retomar as cooperação entre Rússia e a Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan), suspensa após o confronto contra a Geórgia em agosto.

EFE |

"As relações da Rússia e a Otan precisam de reanimação urgente", disse Makarov, citado pela agência "Interfax", em reunião com os comandos militares na capital russa.

A Otan qualificou de "desproporcional" o uso da força pela Rússia contra a Geórgia no conflito na região separatista georgiana da Ossétia do Sul, reconhecida como Estado independente por Rússia e Nicarágua.

O general Makarov negou que seu país tenha tido ou tenha planos de invadir Geórgia e afirmou que as afirmações acerca que a Rússia possa atacar a Geórgia na primavera européia "não têm nenhuma base".

As autoridades de Tbilisi acusam Moscou de querer derrubar pela força o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, e de preparar uma nova agressão contra seu país nos próximos meses.

O chefe do Estado-Maior Geral também se referiu aos problemas da segurança na Europa, em particular, à necessidade da Rússia de manter armas nucleares em seus arsenais para garantir sua segurança nacional.

"Consideramos as armas nucleares táticas como um fator de contenção diante da enorme quantidade de armamento que se encontra nos países da Europa", explicou Makarov.

Sobre os planos da Rússia de posicionar foguetes "Iskander" em Kaliningrado, enclave russo nas margens do Mar Báltico, o general reiterou que se trata de uma resposta à construção na Polônia e a República Tcheca de bases do sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos.

"Apesar de tudo o que se diz e de toda a maquiagem, a defesa antimísseis que se constrói na República Tcheca e Polônia aponta contra a Rússia", afirmou. EFE bsi/jp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG