Chefe do Governo voltará a ser candidato para reeleição no País Basco

Vitoria (Espanha), 20 dez (EFE).- O chefe do Governo regional espanhol do País Basco, Juan José Ibarretxe, foi ratificado hoje pelo Partido Nacionalista Basco (PNV) como candidato à reeleição nas próximas eleições na região, que acontecerão em março do próximo ano.

EFE |

Juan José Ibarretxe se apresenta pela quarta vez consecutiva à Chefia do Governo basco.

Em seu discurso diante da Assembléia Nacional do PNV, que o ratificou como candidato, Ibarretxe exigiu que o grupo terrorista ETA "vá embora de nossas vidas" e garantiu que trabalhará na defesa de "todos os direitos humanos".

Também reivindicou a defesa de "todos os direitos humanos para todas as pessoas, sem complexos", e transferiu seu carinho às vítimas do terrorismo e às pessoas ameaçadas.

Ibarretxe mantém um confronto com o Governo central espanhol após uma série de iniciativas que foram qualificadas pelos partidos políticos de inconstitucionais.

A última decisão de Ibarretxe que provocou uma tempestade política foi o anúncio de convocar um plebiscito sobre o futuro do País Basco e sua relação com a Espanha, que acabou sendo cancelado pelo Tribunal Constitucional espanhol.

Ibarretxe tinha emoldurado essa iniciativa em um mapa do caminho para "canalizar a solução do conflito", em referência à atividade da organização terrorista ETA, que busca a independência do País Basco em relação à Espanha e que assassinou mais de 800 pessoas nas últimas três décadas.

Alguns anos antes, promoveu a aprovação no Parlamento basco de um projeto político que contemplava conceder ao País Basco um status de livre associação com a Espanha. O projeto político foi apresentado ao Parlamento espanhol, que o rejeitou. EFE nac/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG