Chefe do Exército garante apoio ao presidente paquistanês

Islamabad, 10 set (EFE).- O recém-eleito presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, se reuniu hoje com o chefe do Exército, Pervez Ashfaq Kiyani, que transferiu o apoio ao Governo das Forças Armadas.

EFE |

Segundo o canal "Geo TV", Zardari, que na terça-feira assumiu o cargo como novo presidente do Paquistão, garantiu que as autoridades oferecerão ao Exército todos os recursos necessários para garantir a defesa do país.

O presidente manteve também um encontro com o primeiro-ministro, Yousaf Raza Gillani, e com todos os ministros de seu Gabinete.

Segundo um comunicado divulgado pelo escritório de Gillani, o Governo decidiu pedir a Zardari que compareça perante uma sessão conjunta do Parlamento e do Senado nacionais, um passo contemplado na Constituição após a posse do presidente.

Zafar Jabab, porta-voz do primeiro-ministro, disse à Agência Efe que "é provável que a sessão ocorra no final da próxima semana".

Jahab acrescentou que o presidente anterior, Pervez Musharraf, que renunciou em meados de agosto após quase nove anos no poder, antes que a coalizão governamental iniciasse um processo de destituição contra ele, nunca realizou esse comparecimento parlamentar.

O porta-voz do governante Partido Popular do Paquistão (PPP), Farhatullah Babar, disse à Efe que Zardari deve partir esta noite para a província de Sindh e ir amanhã ao mausoléu de Naudero, onde está enterrada a falecida esposa do presidente, a ex-primeira-ministra Benazir Bhutto.

O presidente se ficará três dias em Sindh, após o qual fará sua primeira visita oficial ao estrangeiro, provavelmente à China, segundo Babar.

O porta-voz acrescentou que a direção da formação "deve reunir-se nos próximos dias para decidir se Zardari continua como líder" do PPP após seu acesso à Presidência.

"Não há nenhum impedimento constitucional para que não possa fazê-lo, mas tradicionalmente o presidente nunca foi o líder de uma formação", disse Babar. EFE igb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG