Chefe do Estado-Maior dos EUA visita o Paquistão

Islamabad, 16 set (EFE).- O chefe do Estado-Maior conjunto dos Estados Unidos, almirante Michael Mullen, chega hoje ao Paquistão para se reunir amanhã com o chefe do Exército paquistanês, Ashfaq Kiyani, e com o primeiro-ministro, Yousaf Razá Gillani, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

EFE |

A visita acontece em meio a fortes críticas das autoridades do Paquistão aos EUA pela onda recente de ataques de tropas americanas desdobradas no Afeganistão no cinturão tribal paquistanês.

"A visita de Mullen não estava prevista e se ajusta às circunstâncias. Amanhã terá um encontro em Rawalpindi com Ashfaq Kiyani", explicou à Efe o porta-voz das Forças Armadas paquistanesas, Athar Abbas.

Abbas disse ainda que Mullen deixará o Paquistão provavelmente na quarta-feira.

Procurado pela Efe, o porta-voz da embaixada dos EUA em Islamabad, Lou Fintor, não deu mais detalhes sobre a agenda de Mullen.

"Por razões de segurança não detalharemos a ordem dos encontros", explicou.

Uma fonte governamental disse à Efe que o chefe do Estado-Maior americano também se reunirá com Gillani na residência do primeiro-ministro.

Nas últimas semanas, aumentou notavelmente a freqüência dos ataques contra supostos alvos insurgentes em solo paquistanês por parte das forças americanas desdobradas no Afeganistão.

Gillani, que recebeu hoje em Islamabad o ministro da Justiça britânico, Jack Straw, exigiu o fim imediato da violação do território paquistanês por parte de forças desdobradas no Afeganistão e defendeu a capacidade do Exército paquistanês de controlar a situação em seu território.

O Exército do Paquistão tem em andamento duas operações contra insurgentes tanto na região tribal de Bajaur, na fronteira afegã, como no vale de Swat.

"A soberania e a integridade territorial do país devem ser salvaguardadas a todo custo", disse a Straw o premier, citado pela agência de notícias estatal "APP". EFE ibg/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG