Chefe do Estado-Maior dos EUA se reúne com autoridades do Paquistão

Islamabad, 4 nov (EFE) - O novo chefe do Comando Conjunto Central dos Estados Unidos, o general David Petraeus, se reuniu hoje com autoridades políticas e militares paquistanesas do conflituoso noroeste do país, onde o Exército do Paquistão desenvolve operações contra os insurgentes.

EFE |

Petraeus se reuniu com o chefe do Governo da Província da Fronteira Noroeste (NWFP), Amir Haider Hoti, e com o comandante das forças fronteiriças paquistanesas, Massoud Aslam, informou o canal "Geo TV".

O general americano debateu com Hoti e Aslam a situação de segurança nas áreas tribais paquistanesas, que fazem divisa com o Afeganistão.

O militar dos EUA esteve acompanhado do subsecretário de Estado americano para o sul da Ásia, Richard Boucher, com quem chegou na segunda-feira ao Paquistão em sua primeira visita oficial desde que assumiu o cargo, na semana passada.

Durante o dia de segunda-feira, ele se reuniu com os principais líderes políticos e militares do país, que expressaram a preocupação do Paquistão com os ataques com mísseis que as tropas americanas destacadas no Afeganistão realizam nas áreas tribais.

Em uma entrevista à "CNN", Petraeus disse hoje que levará em consideração esta preocupação, mas não garantiu o fim destas ações.

Apesar de a posição oficial paquistanesa ser de rejeição a estes ataques, uma fonte militar assegurou recentemente à Agência Efe que os serviços de inteligência dos dois países compartilham informação sobre as ofensivas, que, em nenhum caso, podem incluir a incursão de tropas estrangeiras em território paquistanês. EFE igb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG