Chefe de gabinete de Obama renuncia ao cargo

Saída de William Daley de um dos cargos mais importantes do país ocorre a dez meses das eleições presidenciais

iG São Paulo |

O chefe de gabinete de Barack Obama, William Daley, deixou seu cargo, um dos mais importantes da política americana, informou o presidente americano nesta segunda-feira. A mudança na Casa Branca ocorre a dez meses das eleições presidenciais no país.

Veja o especial do iG das eleições presidenciais nos EUA

AP
Barack Obama anuncia renúncia de William Daley (dir) da chefia de gabinete e aponta Jack Lew (esq) para ser seu substituto

Obama apontou o diretor de Orçamento da Casa Branca, Jack Lew, para substituí-lo. Daley assumiu a chefia do gabinete em 2011, em substituição de Rahm Emanuel, que renunciou para se tornar prefeito de Chicago.

Daley, ex-vice-presidente do JP Morgan Chase, dissera na ocasião que trabalharia com o presidente até as eleições em novembro.

Obama disse que Daley decidiu deixar seu trabalho, que faz uma ponte entre a Casa Branca e o Congresso,  para voltar à sua cidade natal, Chicago, e passar mais tempo com sua família.

O presidente anunciou também Lew, dizendo que o novo chefe de gabinete garantirá que não "perderá um lance" durante seu mandato. Os dois - Lew e Daley - estavam ao lado de Obama durante o anúncio.

Obama terá o terceiro chefe de gabinete durante seu mandato, e a mudança ocorre em meio à sua campanha para a reeleição .

O presidente americano escolheu Daley para o cargo em janeiro de 2011, mas o ex-banqueiro teve um mandato um pouco complicado, segundo análise da Associated Press.

De acordo com diversas fontes, Daley não se integrou bem com o círculo de assessores e conselheiros políticos de Obama.

A intenção em trazer Daley para o cargo era melhorar as relações com a comunidade de negócios, deputados republicanos e outros com os quais ele têm mantido fortes laços nos últimos anos.

Daley foi secretário do Comércio no governo de Bill Clinton (1993-2001) e participou da campanha de Al Gore para a presidência americana em 2000. Ele é irmão do ex-prefeito de Chicago Richard M. Daley e filho mais jovem do legendário Richard J. Daley, que também foi prefeito da cidade.

Com AP e BBC

    Leia tudo sobre: daleyobamaeuacasa branca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG