Chefe de Estado-Maior do Exército francês renuncia após acidente

Paris, 1 jul (EFE).- O chefe de Estado-Maior do Exército da França, o general Bruno Cuche, renunciou hoje em virtude do tiroteio acidental, causado por um sargento, que feriu 17 pessoas em uma exibição militar em um quartel em Carcassone (sul da França) no domingo passado.

EFE |

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, aceitou a renúncia do general, informou o Palácio do Eliseu ao anunciá-la em comunicado, e a classificou de "gesto forte".

Sarkozy, que continua "dando atenção" às diferentes investigações em andamento sobre a tragédia em Carcassone, quer que "o Exército tire todas as conclusões quanto à organização e o funcionamento do evento", conclui a nota.

No domingo passado, um sargento carregou sua metralhadora com munição real em vez de balas de festim contra o público que assistia a uma exibição militar.

A Justiça, que investiga os fatos, aposta em um "erro humano" por parte do sargento, que segue preso e deve ser acusado em breve por ferimentos involuntários, segundo a Promotoria.

Um pouco antes de o Palácio do Eliseu anunciar a renúncia de Cuche, o ministro da Defesa, Hervé Morin, havia pedido "sanções imediatas" após o "dramático acidente" ocorrido na operação de portas abertas do terceiro regimento de pára-quedistas de infantaria da Marinha, em Carcassone.

Sem esperar os resultados das investigações judiciais e de comando, Morin pediu de forma cautelosa sanções "imediatas" contra os responsáveis envolvidos nas "disfunções constatadas", já que houve faltas "graves" na utilização de munição e na segurança na operação de portas abertas.

Além disso, o ministro exigiu, também de forma preventiva, que qualquer utilização de munição de festim seja suspensa em exibições abertas ao público.

O presidente Sarkozy, que tachou de "aterrorizador" o drama em Carcassone e denunciou as falhas judiciais, visitou ontem os feridos hospitalizados. EFE al/fh/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG