Chefe de cartel de drogas colombiano é extraditado aos EUA

Bogotá, 12 dez (EFE).- O narcotraficante colombiano Diego León Montoya Sánchez, conhecido como Don Diego, principal chefe do Cartel do Norte do Vale, foi extraditado hoje pelas autoridades da Colômbia aos Estados Unidos, onde é requerido pelo contrabando de pelo menos 500 toneladas de cocaína.

EFE |

Don Diego, detido há um ano no departamento de Valle del Cauca, no sudoeste da Colômbia, foi entregue a agentes da agência antidrogas americana (DEA) na zona policial do aeroporto de Bogotá, de onde partiu em um avião oficial dos EUA por volta das 10h40 (13h40 em Brasília).

Minutos antes, ele tinha sido trasladado de helicóptero da prisão de alta segurança de Cómbita, situada no departamento de Boyacá (180 quilômetros ao norte de Bogotá), em meio a um intenso dispositivo de segurança.

Ao chegar ao hangar da Polícia Antinarcóticos no aeroporto de Bogotá, Don Diego estava algemado, com um colete blindado e caminhava de cabeça baixa, rodeado por um comando de policiais que o entregou aos delegados da DEA.

Os agentes americanos completaram os trâmites legais durante quase uma hora antes da decolagem do avião que o esperava há vários dias no aeroporto da capital colombiana.

O chefe do cartel colombiano, detido em setembro de 2007, é requerido por tribunais dos estados da Flórida e de Nova York e, segundo fontes oficiais, chegará primeiro ao aeroporto de Opa Locka, situado ao norte de Miami, de onde será levado a uma prisão.

Don Diego, cuja fortuna até sua captura era calculada em US$ 1 bilhão, figurou em uma lista das dez pessoas consideradas as mais perigosas do mundo pelos EUA e o FBI (polícia federal americana) oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões por sua captura.

Nasceu em 1961 em Andinápolis, uma aldeia de Valle del Cauca e se vinculou ao mundo das drogas em 1984, quando começou a comprar pasta básica de coca para processamento, até chegar à liderança do Cartel do Norte do Vale. EFE gta/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG