Chefe das Forças Armadas diz que EUA respeitarão soberania do Paquistão

Islamabad, 17 set (EFE).- O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas americanas, almirante Mike Mullen, disse hoje que os Estados Unidos estão comprometidos a respeitar a soberania do Paquistão, e apostou em desenvolver a cooperação entre os dois países para lutar contra o terrorismo.

EFE |

Segundo um breve comunicado da embaixada americana em Islamabad, Mullen se reuniu hoje com o chefe das Forças Armadas paquistanesas, Ashfaq Pervez Kiyani, e com o primeiro-ministro, Yousaf Raza Gillani, com quem manteve conversas "extremamente francas, positivas e construtivas".

As reuniões ocorreram depois de duas semanas de protestos de Islamabad devido aos freqüentes ataques, alguns com vítimas fatais, de forças americanas destacadas no Afeganistão contra alvos insurgentes em território paquistanês.

"Os líderes paquistaneses revisaram o progresso dos esforços do Paquistão para combater a militância, a violência e o terrorismo", afirma a nota oficial, que acrescenta que Mullen "agradeceu o papel positivo que o Paquistão está desempenhando na guerra contra o terrorismo".

Mullen, que chegou nesta terça-feira à noite em visita surpresa ao Paquistão, manteve um primeiro encontro em Rawalpindi com Kiyani e depois se reuniu em Islamabad com Gillani, que esteve acompanhado por seus ministros de Interior e Exteriores, assim como pelo próprio chefe das Forças Armadas, entre outros.

Uma fonte da embaixada dos EUA disse à Agência Efe que Mullen "está a ponto de deixar o Paquistão".

As autoridades paquistanesas evitaram se pronunciar sobre as conversas mantidas com o chefe militar americano.

O porta-voz militar Murad Khan disse à Efe que "a reunião foi tranqüila e cordial", e que nela foram debatidos "assuntos que geram preocupação a ambas as partes".

Fontes do escritório de Gillani também não deram mais detalhes, e se limitaram a falar do comunicado emitido pela embaixada americana.

EFE igb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG