Chefe da Marinha diz que Irã começou a produzir novo tipo de submarinos

Teerã, 6 set (EFE)-. O comandante da Marinha iraniana, general Habibollah Sayari, disse hoje que seu país começou a projetar e produzir um novo tipo de submarinos chamados QAEM, de mais de mil toneladas, informou a agência de notícias iraniana Fars.

EFE |

"Este submarino terá avançados sistemas defensivos, como potentes torpedos e minas", afirmou o responsável militar, que disse que este novo tipo de submarino se chama QAEM.

Segundo ele, nenhum país da região (do Golfo Pérsico e do Oriente Médio) tem a capacidade de produzir submarinos deste tipo, já que "sua construção requer uma alta tecnologia".

Nesse sentido, disse que a República Islâmica do Irã tem capacidade para produzir este tipo de submarinos "em quantidades necessárias".

Em 25 de agosto, o ministro da Defesa iraniano, Mustafa Mohammed Najjar, anunciou a inauguração da produção de submarinos capazes de lançar alguns tipos de mísseis e transportar forças especiais.

Najjar, em cerimônia organizada para essa ocasião, disse que a fabricação do submarino, se inscreve dentro dos esforços do Governo iraniano para que as Forças Armadas contem com armamento sofisticado e moderno.

Nesse contexto, afirmou que, "graças a analistas e especialistas iranianos, o Ministério da Defesa conseguiu a auto-suficiência no setor da fabricação desse submarino e outros tipos de navios". EFE msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG