Chávez visitará o Irã em setembro

Teerã, 18 (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viajará ao Irã no começo de setembro, anunciou hoje o novo embaixador de Caracas em Teerã, David Velázquez Carballo.

EFE |

Em declarações à imprensa local, o diplomata disse que a data da visita ainda não foi marcada, mas deu a entender que ela pode fazer parte de uma viagem que também o levaria a Rússia, Líbia e Síria.

Segundo as fontes, o objetivo da viagem seria estreitar os fortes laços que unem ambos os países, reforçar a cooperação bilateral e internacional e analisar novos eventos, como a permissão que a Colômbia concedeu aos Estados Unidos para que use algumas de suas bases militares.

Na última quarta-feira, durante uma visita oficial à Bolívia, o ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, afirmou que seu país se opõe ao destacamento de tropas americanas em terras colombianas.

Caso a visita do presidente venezuelano seja confirmada, será a oitava viagem oficial de Chávez ao Irã.

A última aconteceu no começo de abril. Na ocasião, os dois chefes de Estado inauguraram o primeiro banco venezuelano-iraniano e assinaram cerca de 20 acordos de cooperação bilateral. EFE jm/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG