Chávez viaja para Cuba para iniciar radioterapia

Presidente venezuelano anunciou que sessões são um complemento à cirurgia a que foi submetido há um mês

iG São Paulo |

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou na noite de sábado a Havana para ser submetido a radioterapia e foi recebido com um caloroso abraço por seu homólogo e aliado cubano, Raúl Castro, informou a imprensa local.

Segundo anunciou, as sessões são um complemento à cirurgia a que foi submetido há um mês, em Havana, para a retirada de um tumor .

"Esta noite saio para Havana. Decidi, por recomendação da minha equipe médica e também da equipe política do governo, iniciar amanhã o tratamento de radioterapia, como complemento à cirurgia que amanhã completará quatro semanas que foi realizada", afirmou o líder em reunião ministerial transmitida em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de sábado.

O presidente venezuelano chegou muito animado, à meia-noite do horário local (2h de Brasília), "ao aeroporto internacional José Martí", informou o jornal Juventud Rebelde em seu site.

Leia também: Chávez retorna à Venezuela depois de cirurgia em Cuba

Chávez, de 57 anos e aspirante a uma terceira reeleição presidencial nas eleições de 7 de outubro, retornou de Havana em 16 de março.

Durante esta semana, permaneceu ativo principalmente através do Twitter, e participou de algumas atividades transmitidas pela televisão, entre elas uma teleconferência com a presidente argentina, Cristina Kirchner.

O chefe de Estado confirmou neste sábado que ontem foram retirados os últimos pontos que restavam da operação realizada no final de fevereiro. "Estou muito bem, caminhando muito melhor, me movimentando muito melhor, sem nenhum tipo de complicação, graças a Deus.

Já no mês da operação estamos prontos para a radioterapia, que se prolongará por quatro ou cinco semanas", acrescentou Chávez. O presidente disse ainda que voltará em poucos dias e que com certeza seus opositores criticarão mais uma vez sua decisão de voltar para Cuba, mas que a "grande maioria" o apoiará.

Reuters
Chávez em sua despedida antes de ir para Cuba

*Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: venezuelacháveztumorcuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG