Chávez usa Twitter para mandar mensagens à Venezuela

Em Cuba para tratamento contra câncer, líder faz declaração de amor a seu país e se diz pronto para a 'batalha pela vida'

iG São Paulo |

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, usou o Twitter nesta segunda-feira para enviar mensagens à população do país. Chávez deixou Caracas no domingo em direção à Cuba, onde fará tratamento contra um câncer na região pélvica.

"Bom dia, mundo feliz! Bom dia, bela Venezuela! Estou aqui, pronto para outro dia de batalha pela vida. Viveremos e venceremos! Eu amo vocês!", escreveu o líder. Em outra mensagem, ele pedir que os venezuelanos ouçam o ministro do Planejamento, Jorge Giordani, que deu uma entrevista à TV estatal.

Antes de ir para Cuba, Chávez delegou parte de suas funções como chefe de Estado a Giordani e ao vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, como transferências orçamentárias dos ministérios, nomeação de funcionários de menor categoria, assim como a responsabilidade de aprovar ou negar recursos.

Durante a entrevista, Giordani afirmou não ter dúvidas de que Chávez "estará presente nas eleições de 2012 e por muitos anos depois disso".

Tumor

O estado de saúde de Chávez, 56 anos, tem sido um mistério desde que foi submetido a duas cirurgias em Cuba. A primeira intervenção foi feita em 10 de junho por causa de um abscesso na zona pélvica . Em 20 de junho, Chávez foi submetido à segunda intervenção para a retirada de um tumor cancerígeno .

Até agora Chávez não deu detalhes sobre o tipo de câncer do qual sofre, mas há rumores de que o tumor teria afetado o cólon e o estômago.

Após cerca de um mês longe da Venezuela, ele voltou ao país na madrugada de 4 de julho para participar das comemorações do Bicentenário da Independência, uma maneira de reafirmar que continuava à frente do governo, embora com um ritmo de atividades reduzido.

Com BBC, Reuters e EFE

    Leia tudo sobre: chávezvenezuelatwittercubacâncercirurgia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG