HAVANA (Reuters) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, finalizou na segunda-feira uma visita de poucas horas a Cuba, onde se reuniu com o colega Raúl Castro, disse a televisão estatal. O jornal da televisão estatal cubana mostrou imagens de Castro se despedindo de Chávez na pista do aeroporto de Havana por volta da 1 hora da manhã de segunda-feira, no horário local.

Chávez chegou a Cuba na tarde de domingo, na primeira escala de um giro internacional que o levará à Rússia, China, França e Portugal. Castro havia aparecido para recebê-lo.

A televisão local não disse se Chávez se encontrou com o ex-presidente cubano Fidel Castro, que escreveu em uma coluna publicada no sábado que esperava se reunir com seu principal aliado.

Raúl Castro assumiu interinamente o poder no país há dois anos, devido à enfermidade do irmão dele, Fidel. No último mês de fevereiro, Raúl foi nomeado presidente.

Vários ministros do governo venezuelano acompanharam Chávez em sua visita a Cuba.

O Granma, jornal diário do Partido Comunista, disse que Raúl Castro e Chávez cumpriram 'o programa previsto para a importante visita', e não deu mais detalhes.

A visita de Chávez a Cuba acontece enquanto o país está imerso em um processo de recuperação econômica depois da passagem devastadora dos furacões Ike e Gustav pela ilha.

'A Venezuela é, sem dúvida, o país que tem sido mais solidário com Cuba depois da passagem dos destruidores furacões', escreveu Fidel Castro em coluna publicada no domingo.

(Reportagem de Nelson Acosta)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.