Chávez se reunirá durante uma hora com o rei Juan Carlos na Espanha

Madri, 22 jul (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se reunirá com o rei Juan Carlos da Espanha na próxima sexta-feira durante cerca de uma hora no Palácio de Marivent, residência de verão dos reis espanhóis em Palma de Mallorca.

EFE |

Depois, Chávez viajará a Madri, onde oferecerá uma entrevista coletiva com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, informaram fontes oficiais espanholas.

Segundo a agenda definida entre a Presidência do Governo espanhol e as autoridades venezuelanas, Chávez será recebido em audiência pelo rei em Marivent e imediatamente depois irá de avião a Madri para se reunir com Zapatero.

Após uma entrevista coletiva conjunta e um almoço no Palácio de La Moncloa (sede do Governo), o presidente venezuelano voltará a Caracas, dando por finalizada sua viagem pela Europa, que começou hoje em Moscou.

A visita à Espanha pretende mostrar a normalização das relações bilaterais após o incidente diplomático registrado na Cúpula Ibero-americana de Santiago do Chile, na qual o rei Juan Carlos mandou Chávez se calar quando este interrompia Zapatero, disseram à Agência Efe fontes do Executivo espanhol.

A reunião entre Chávez e Zapatero acontecerá sem uma ordem do dia prévia, mas, provavelmente, o presidente venezuelano transferirá a Zapatero sua rejeição à diretiva de retorno de imigrantes irregulares, aprovada pela União Européia.

Na semana passada, na Nicarágua, Chávez ratificou suas críticas a essa normativa e advertiu que seu país poderia "fazer uma diretiva para que os capitais das empresas européias e americanas retornem a seus países". EFE nl/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG