Moscou, 21 jul (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se reunirá amanhã no Kremlin com o chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, no que será o primeiro encontro entre os líderes, informaram hoje à Agência Efe fontes diplomáticas venezuelanas.

Chávez, que adiou por várias horas sua chegada a Moscou por motivos ainda desconhecidos, se reunirá também com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acrescentou um porta-voz do Ministério de Informação da Venezuela.

O líder venezuelano visita a Rússia pela segunda vez em menos de dois anos a convite de Medvedev, que sucedeu Putin no Kremlin em maio.

Às vésperas de sua visita, Chávez manifestou a intenção de desenvolver com o novo chefe do Kremlin uma "relação de amizade e de confiança política".

A agenda da visita de trabalho do presidente venezuelano à Rússia, reduzida agora em quase 15 horas, está centrada na cooperação militar, em particular no interesse de Caracas de adquirir armamento russo.

Segundo fontes do complexo industrial militar russo, os dois países poderiam assinar durante a estadia de Chávez vários contratos de armamento pesado no valor de US$ 1 bilhão, informou a agência russa "Interfax".

A visita à Rússia se inscreve dentro de uma viagem pela Europa que também levará Chávez a Belarus, Portugal e Espanha. EFE io/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.