Chávez retorna à Venezuela após radioterapia em Cuba

Após primeiro ciclo de tratamento contra o câncer, líder venezuelano diz estar se sentindo "muito bem"

iG São Paulo |

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, retornou na madrugada desta quinta-feira a Caracas depois de se submeter em Cuba ao primeiro ciclo de radioterapia como parte de um tratamento contra câncer.

Leia também: Pesquisa mostra Chávez 13 pontos à frente de Capriles

Sorridente, Chávez apareceu ao vivo no canal estatal VTV acompanhado de vários ministros, com os quais brincou e até cantou. “Estamos outra vez em casa”, comemorou. "É uma batalha dura, mas estou muito bem e continuarei bem",

"Resisti muito bem ao tratamento nesta primeira jornada, graças a Deus. Esperamos que continue sendo assim. Sigo me recuperando do meu pós-operatório”, acrescentou, dizendo ter feito “grande esforço” para voltar à Venezuela o mais rápido possível.

O presidente venezuelano começou o tratamento em Havana no sábado . A primeira fase de radioterapia incluiu cinco dias consecutivos de aplicação e marcou o início de uma temporada de "idas e vindas" do líder a Cuba. "Está previsto que no sábado tenhamos que ir novamente (à ilha) e permaneçamos lá quatro dias", acrescentou.

Em fevereiro,  Chávez foi submetido a uma cirurgia em Cuba para a retirada de um tumor cancerígeno na mesma região da qual foi extraído um outro tumor cancerígeno no ano passado .

O presidente venezuelano realiza o tratamento enquanto as eleições, marcadas para outubro , se aproximam. Segundo pesquisa divulgada nesta semana pela empresa venezuelana Datanálisis, Chávez tem uma vantagem de 13 pontos percentuais sobre o candidato da oposição, Henrique Capriles.

O levantamento revelou que 44% dos eleitores pretendem votar em Chávez, contra 31% das intenções de voto para o candidato da coalizão União Democrática, Henrique Capriles. Não há mais detalhes sobre a sondagem, que será formalmente publicada no final da semana.

Com EFE e Reuters

    Leia tudo sobre: venezuelacháveztumorcubacâncerhavanacirurgia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG