conspiração dos EUA contra Bolívia - Mundo - iG" /

Chávez reitera no Chile denúncia de conspiração dos EUA contra Bolívia

Santiago do Chile, 15 set (EFE) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reiterou hoje em Santiago do Chile sua denúncia de que a crise que afeta a Bolívia é fruto de uma conspiração do Governo imperialista dos Estados Unidos.

EFE |

"Na Bolívia está em andamento uma conspiração internacional, organizada e dirigida pelo império americano, tal como ocorreu aqui, no Chile", afirmou Chávez ao chegar à capital chilena para participar da reunião na qual a União de Nações Sul-americanas (Unasul) analisará e buscará soluções à crise do país andino.

"A mesma coisa aconteceu comigo há seis anos", disse, em referência à tentativa de golpe que sofreu em 2002.

O presidente se desfez em elogios a Salvador Allende, o presidente do Chile morto durante o golpe de Estado que colocou fim a seu Governo em 1973.

"Homenageio nesta terra Salvador Allende, exemplo de luta, de dignidade, de resistência, de coragem, de defesa de um povo", disse, e lembrou que era cadete militar quando viu "cair Allende e este continente emudeceu, os Governos da América emudeceram".

Em sua opinião, "hoje as coisas mudaram, passaram-se 35 anos e estão tentando derrubar o Presidente Evo Morales e a conspiração foi elaborada, organizada e apoiada pelo Governo imperialista dos Estados Unidos".

No entanto, as coisas mudaram e "já não somos os mudos de 35 anos atrás, aqui estão os presidentes da Unasul para discutir, para debater, para ouvir o presidente Morales e para tomar decisões de apoio à democracia boliviana, à estabilidade da Bolívia e ao desenvolvimento do povo boliviano", acrescentou. EFE ns/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG