com fins pacíficos do Irã - Mundo - iG" /

Chávez reitera apoio a programa nuclear com fins pacíficos do Irã

Caracas, 4 set (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, reiterou hoje seu apoio ao programa nuclear com fins pacíficos do Irã, em sua chegada ao país, em uma viagem internacional por cinco outros.

EFE |

Em declarações a jornalistas em Teerã, transmitidas ao vivo pela televisão estatal venezuelana, Chávez disse estar "seguro" de que o Irã "não retrocederá em seu direito" de produzir "energia atômica com fins pacíficos".

"Nos solidarizamos com o Irã. (...) Não há uma só prova" de que o Governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, "esteja fabricando uma bomba atômica", acrescentou Chávez.

O líder venezuelano reiterou que seu Governo tem planos a longo prazo para desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos, e que, quando começar na Venezuela, seguramente será alvo de uma campanha de descrédito por parte do "império", em alusão aos Estados Unidos.

Mais tarde, em uma ligação telefônica com um programa transmitido pela estatal "Venezolana de Televisión" (VTV), Chávez antecipou as informações de que amanhã assinará com Ahmadinejad uma série de acordos nas áreas de agricultura, educação, saúde, cooperação técnica, além de uma declaração política conjunta.

"Vamos produzir com o Irã hortaliças, trutas e outras espécies marinhas em tanques", disse Chávez, que destacou a assinatura de um "contrato" entre os institutos geológicos dos dois países, para buscar jazidas minerais na Venezuela.

Chávez chegou hoje a Teerã procedente da Síria, países incluídos em sua viagem pela Líbia, Argélia, Rússia e Belarus, que começou na segunda-feira e terminará no dia 11 de setembro. EFE gf/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG