Chávez reitera apelo às Farc para que deponham as armas

Caracas, 3 jul (EFE) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, parabenizou hoje a Colômbia pela libertação dos 15 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), entre eles Ingrid Betancourt, e reiterou seu apelo para que a guerrilha deponha as armas, ao considerar que a época dos fuzis já passou. Compartilhamos a felicidade, estamos alegres e felizes com a libertação dessas pessoas, e mais alegres porque (a libertação) foi feita sem o derramamento de uma gota de sangue, disse Chávez na 7ª Conferência de Ministros de Informação do Movimento de Países Não-Alinhados (Cominac), realizada na Venezuela. Felicitamos a Colômbia (...

EFE |

), aqui seguimos a ordem e temos a disposição de ajudar à libertação do último refém e também para conseguir a paz na Colômbia, a paz plena", assinalou Chávez, que lembrou que quinta-feira à noite falou por telefone com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, para felicitá-lo pessoalmente.

O presidente venezuelano explicou que soube do resgate de Betancourt, dos três americanos e 11 militares e policiais durante a visita a obras nos arredores de Caracas após um trabalhador colombiano gritar as novidades de um andaime.

"Fiquei gelado. Nesse momento, comecei a fazer ligações e me inteirei dessa feliz notícia", contou.

Chávez lembrou o apelo que fez às Farc "para que libertem todos os seqüestrados", e expressou que "essa conduta (a do seqüestro) não pode ser compartilhada".

"Além disso, disse que (as Farc) deveriam fazer um esforço maior pela paz e acrescentei que, para mim, o tempo dos fuzis já passou.

Acredito e repito, tomara que não volte o tempo dos fuzis, que não nos obriguem a retornar a esses tempos", insistiu.

"É outra hora a que estamos vivendo. Faço um apelo de novo à guerrilha colombiana para que pense nisso (...), Parabéns, pois, à Colômbia e tomara que não brote uma gota de sangue mais, nem na Colômbia nem no mundo. Peço a Deus que assim seja", destacou Chávez.

EFE mmm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG