Chávez propõe trem sul-americano a Lula

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, propôs ao presidente Lula, nesta sexta-feira, a composição de uma comissão mista que estude o trajeto de um trem que una a América do Sul de norte a sul.

AFP |

"Acho que poderíamos designar uma equipe para começar a estudar o tema da ferrovia, uma via férrea" que percorra os países sul-americanos, afirmou Chávez, durante um discurso na cidade boliviana de Riberalta (nordeste), onde ambos concederam US$ 530 milhões em créditos para a infra-estrutura viária boliviana.

"O Brasil tem todo o ferro do mundo, a Venezuela também tem um pouco de ferro e aço (...), então, imagine uma ferrovia que vá vencendo essas imensas regiões, as vias de comunicação são vitais", completou.

Chávez mencionou ainda "linhas aéreas, transporte aéreo, utilizar ao máximo as hidrovias, estes grandes rios: o Mamoré, que cai no Madeira, e o Madeira, que cai no Amazonas, lá muito perto de Manaus, o Orinoco e o Amazonas se unem através do Rio Negro que vem da Colômbia, todo este imenso território está unido (...), mas devemos intercomunicá-lo, ir como que montando".

O governante caribenho disse também que é preciso promover outros projetos regionais e mencionou a instalação na Bolívia de "algumas fábricas industriais, para começar a semear pólos de desenvolvimento".

rb/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG