aliança industrial do sul a empresários brasileiros - Mundo - iG" /

Chávez propõe aliança industrial do sul a empresários brasileiros

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, sugeriu nesta quarta-feira a empresários brasileiros a criação de uma grande aliança industrial do sul, em um encontro durante o qual anunciou a instalação, na Venezuela, de um escritório da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

AFP |

"Façamos a grande aliança industrial e energética do sul", convocou Chávez, durante a reunião realizada no Palácio de Miraflores, em Caracas.

No encontro, do qual participou o embaixador do Brasil na Venezuela, Antônio Simões, Chávez e empresários do setor privado brasileiro discutiram propostas para impulsionar a integração da América do Sul.

O venezuelano pediu que se estreite a cooperação entre Caracas e Brasília e propôs que essa união sirva de motor para o desenvolvimento da América do Sul.

"É preciso montar fábricas de fábricas, fábricas de maquinarias", insistiu Chávez, diante dos empresários brasileiros, que chegaram a Caracas na segunda-feira para uma reunião sobre segurança alimentar.

O presidente da Venezuela anunciou que a Abimaq, que reúne cerca de 4.500 empresas brasileiras de fabricantes de bens de capital mecânico, abrirá, em breve, uma representação em Caracas para facilitar as trocas.

"Avançamos em vários temas significativos. Os empresários brasileiros desejam garantir o completo abastecimento (de alimentos) e também investir" na Venezuela, disse o embaixador Simões.

O diplomata brasileiro destacou ainda que existem propostas para desenvolver cultivos de soja na Venezuela que ajudem a assegurar a "soberania alimentar" desse país latino-americano, importador de alimentos. Existe também a possibilidade de investimentos conjuntos para produzir fertilizantes na Venezuela para abastecer o mercado brasileiro.

Chávez informou que discutirá esses projetos com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião que terão em 11 de setembro, em Manaus.

pt/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG