Chávez promete ao Paraguai todo petróleo que precisar

San Pedro de Ycuamandiyú (Paraguai), 16 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prometeu hoje abastecer o Paraguai com todo o petróleo que precisar para que o país possa enfrentar os problemas de provisão dessa commodity.

EFE |

Chávez fez esse anúncio durante um ato popular realizado na cidade de San Pedro de Ycuamandiyú, 318 quilômetros ao norte de Assunção, em que ratificou com o novo presidente do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo, vários compromissos de cooperação.

"Assinamos o primeiro compromisso para fornecer ao Paraguai todo o petróleo necessário, até a última gota", afirmou o chefe de Estado da Vezenuela, país que fornece regularmente 70 mil metros cúbicos de gasóleo ao mercado paraguaio.

A demanda do mercado paraguaio é de 90 mil metros cúbicos, por essa razão o resto desse combustível provém da Argentina e do Brasil.

As cartas de compromisso referendadas por ambos governantes incluem, além disso, a ajuda venezuelana nas áreas de alimentação e comércio, além de cooperação em educação.

"Assinamos uma série de convênios e nós queremos cumpri-los a partir de hoje mesmo ao pé da letra, e que seja o primeiro apartamento de um edifício de uma relação bilateral mais estreita e produtiva", acrescentou Chávez.

Lugo também se mostrou motivado com o projeto de cooperação e disse esperar que a parceria com o povo da Venezuela "não fique só na intenção". EFE jas/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG