deixe as Malvinas quietas - Mundo - iG" /

Chávez pede que Elizabeth II deixe as Malvinas quietas

Caracas, 21 fev (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reiterou hoje seu apoio à Argentina na reivindicação das ilhas Malvinas (ilhas Falklands) e disse à rainha Elizabeth II da Inglaterra para que deixe as Malvinas quietas.

EFE |

"Falo a você, rainha da Inglaterra. Deixe as Malvinas quietas. É uma pretensão histórica querer dominar as ilhas Malvinas, deixe a República Argentina quieta", disse Chávez durante seu programa dominical de rádio e televisão "Alô Presidente".

"As coisas mudaram, senhora rainha, já não é 1982. Em caso de agressão contra a Argentina, essa república irmã não estará sozinha", declarou o presidente venezuelano, em alusão ao ano da guerra entre Argentina e Reino Unido pela posse do arquipélago.

Chávez também sustentou que "a Inglaterra não pode falar de democracia enquanto continuarem tendo reis" e mandou uma saudação a sua colega argentina, Cristina Fernández.

Na sexta-feira passada, por ocasião do aniversário de Cristina, Chávez reiterou o pedido ao Reino Unido para que devolva as ilhas Malvinas.

"O Reino Unido não se dá conta de que está violando o direito internacional, os princípios básicos da geografia e da história? Saiam dali, devolvam as Malvinas à Argentina!", disse Chávez.

Para o presidente venezuelano, a permanência britânica nas Malvinas se explica pela existência de petróleo e gás no entorno do arquipélago. EFE ar/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG