dê as caras na Unasul - Mundo - iG" /

Chávez pede a Uribe que dê as caras na Unasul

O presidente venezuelano Hugo Chávez pediu neste domingo a seu colega colombiano Alvaro Uribe que dês as caras na reunião da Unasul de segunda-feira em Quito e lamentou que no encontro não seja possível aprovar um documento conjunto contra a presença norte-americana nesse país sul-americano.

AFP |

"É lamentável que o presidente da Colômbia não dê as cara", declarou Chávez em seu programa dominical "Aló Presidente".

Uribe não participará da reunião da União Sul-Americana de Nações (Unasul) de Quito, que terá como pano de fundo a tensão regional suscitada pelo futuro acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos.

"Que dê as caras e explique. Estão tentando ocultar a verdade (...) Agora, os colombianos dizem que não são bases militares. O que são, parques infantis?", ironizou o mandatário venezuelano.

Chávez congelou as relações com a Colômbia no final de julho devido ao acordo militar que Bogotá negocia com Washington para que este use de forma controlada várias bases militares. Segundo o mandatário venezuelano, esta presença do Exército norte-americano é um perigo para toda a região.

Segundo Chávez, o argumento de que os Estados Unidos manterão uma presença militar na América Latina para lutar contra o narcotráfico é uma "mentira".

"É uma desculpa para penetrar nos países, para intervir, derrubar e satanizar governos", acrescentou.

Chávez comparou a situação atual da Venezuela com a vivida no Panamá em 1989, quando foi invadido pelos Estados Unidos.

"Para mim, querem aplicar esse plano. Só que aqui a coisa é diferente. A Venezuela de hoje não é o Panamá de 1989 nem a América Latina de hoje é a de 1989, quando eles faziam neste continente o que dava na telha", assegurou.

bl/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG