Chávez ordena envio imediato de ajuda e especialistas ao Haiti após terremoto

Caracas, 12 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou o envio imediato de ajuda ao Haiti, afetado por um forte terremoto nesta terça-feira, assim como uma equipe de 50 especialistas em resgate de vítimas.

EFE |

O anúncio foi feito hoje à noite pelo ministro das Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro.

Em declarações à imprensa, Maduro disse que a ajuda será enviada "assim que amanhecer".

"Esperamos que algumas vias de comunicação (na fronteira entre Haiti e República Dominicana) possam ser abertas durante esta noite, da madrugada, para saber o que aconteceu, como se encontra nosso pessoal diplomático e os voluntários", declarou o chanceler.

O chefe da diplomacia venezuelana destacou que "não pudemos ter contato direto" com os funcionários da Embaixada da Venezuela no Haiti, "nem com as autoridades" do país caribenho.

Segundo Maduro, Chávez "ordenou ativar de maneira imediata a força de tarefa humanitária Simón Bolívar" e "o sistema de proteção civil" para que seja enviado ao Haiti uma carga de "móveis e utensílios básicos, de alimentos, remédios e todo o suporte solidário que podemos levar ao nosso povo irmão".

Maduro também pediu a todos os "irmãos da América Latina e do Caribe e aos Governos de todo o mundo" para que enviem ajuda de todo tipo ao país caribenho.

O terremoto atingiu 7,0 graus na escala Richter e foi registrado às 19h53 de Brasília. Seu epicentro foi localizado a 15 quilômetros ao sudoeste de Porto Príncipe, a capital do Haiti. Depois, foram sentidas pelo menos cinco réplicas de menor magnitude.

O Brasil comanda mais de 7.000 soldados da Missão da ONU para a Estabilização no Haiti (Minustah, na sigla em francês), enviada ao país em 2004.

Segundo o site da Minustah, o contingente brasileiro é o maior entre os dos países que forneceram tropas para a força de paz, com 1.280 militares. EFE ar/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG