Chávez inicia visita oficial ao Irã

Teerã, 2 abr (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, iniciou nesta quinta-feira uma visita oficial de três dias ao Irã, destinada a estreitar e ampliar as excelentes relações políticas e comerciais que unem os dois países.

EFE |

Chávez, em sua sétima visita oficial ao país, foi recebido no Palácio Presidencial pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, com quem teve uma longa conversa no jardim antes de escutar os hinos nacionais e saudar o corpo diplomático.

Depois, os dois presidentes deixaram os jardins para começar, em particular, as conversas políticas com suas respectivas delegações.

A visita, que se prolongará até sábado, inclui como ato mais importante a inauguração, amanhã, do primeiro banco binacional Irã-Venezuela, que começará a funcionar com US$ 1,6 bilhão.

Tanto Irã como Venezuela insistem que a criação do banco venezuelano-iraniano é uma resposta pioneira para fazer frente à crise mundial e criar uma estrutura alternativa e independente do sistema financeiro internacional.

Está previsto que o Irã agradeça a Hugo Chávez pelo gesto que teve sobre a questão palestina, quando rompeu relações com Israel durante ofensiva militar a Gaza.

Faltando ainda confirmação oficial, a agenda do presidente venezuelano incluirá um encontro no sábado com o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, e uma visita à estátua que Simón Bolívar tem em um parque de Teerã.

Chávez, que encerra a visita no sábado, seguirá viagem rumo a Pequim e Tóquio. EFE jm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG