Chávez felicita Correa por vitória e confirma viagem a Quito

Quito, 27 abr (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, felicitou por telefone o chefe de Estado do Equador, Rafael Correa, pela contundente e histórica vitória eleitoral do domingo e confirmou que o visitará em Quito no final de maio.

EFE |

Assim informou um comunicado da Presidência venezuelana que detalhou que Chávez "ressaltou na conversa a importância do processo popular constituinte que permitiu ao Equador viver uma etapa de refundação democrática pela via pacífica".

A reeleição de Correa em primeiro turno é porque o povo equatoriano "reconhece nele um líder que não vacila em defender os interesses da pátria e não cede frente às fortes pressões e chantagens da oligarquia em seu empenho para construir o projeto da pátria grande em nosso continente, a partir de uma autêntica visão socialista do século XXI", acrescenta o comunicado.

Sobre a reunião entre os dois no próximo mês, no Equador, o comunicado anuncia que servirá para "continuar aprofundando a cooperação bilateral nos âmbitos energético, político, econômico e cultural".

O chefe de Estado venezuelano destinou grande parte de sua coluna de imprensa dominical para falar do processo político equatoriano que Correa incluiu no que chama uma "mudança de época" regional.

"Este sábio conceito de nosso irmão presidente Rafael Correa pode ser a definição mais acertada do atual espírito dos tempos", diz Chávez em seu texto. EFE ar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG