Chávez felicita a Colômbia e se coloca à disposição para obter a paz

CARACAS - O presidente venezuelano Hugo Chávez felicitou nesta quinta-feira seu colega colombiano Alvaro Uribe pelo resgate de 15 reféns da guerrilha, entre eles Ingrid Betancourt, e se colocou a sua disposição para ajudar na libertação de todos os seqüestrados e obter a paz no país vizinho.

AFP |

"Felicitamos a Colômbia. Liguei para Uribe e o felicitei. Continuamos à disposição para ajudar até que se libere o último refém da guerrilha colombiana e para conseguir a paz, a paz plena na Colômbia", declarou o presidente na Isla Margarita (norte de Venezuela), onde participou numa reunião de países não-alinhados.

"Do meu ponto de vista, o tempo dos fuzis já passou. Tomara não volte. Que não nos obriguem a voltar a esses tempos. Faço de novo um apelo à guerrilha para que pense nisso. Compartilhamos do júbilo, estamos alegres pela libertação e ainda mais alegres porque, segundo nos informaram, tudo foi feito sem derramamento de sangue", acrescentou Chávez.

AFP
Betancourt reencontra filhos na Colômbia após seis anos de separação
Em liberdade, Ingrid reencontra filhos na Colômbia após seis anos de separação

Após meses de tensões diplomáticas entre ambos países, que chegaram até a movimentar tropas para a fronteira por parte da Venezuela, os presidentes disseram que se reunirão nos próximos dias.

Chávez foi mediador no ano passado entre as Farc e o governo para buscar uma troca humanitária que permitisse a libertação de dezenas de sequestrados, mas Bogotá rechaçou sua ajuda após acusá-lo de condutas indevidas.

O enfrentamento alcançou seu ponto máximo quando a Colômbia atacou em março um acampamento guerrilheiro no Equador, o que Caracas considerou uma invasão territorial inaceitável apesar de não estar envolvida no conflito.

(*com informações da Reuters)

Entenda

Saiba mais sobre Ingrid

O Resgate

Imagens

Repercussão

Opinião

Leia também:


    Leia tudo sobre: chávezfarc

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG