Em tratamento contra câncer, presidente venezuelano espera estar 'completamente recuperado' até dezembro

Chávez coloca 'chapéu da cura' oferecido por índia durante cerimônia em Caracas (10/09)
AP
Chávez coloca 'chapéu da cura' oferecido por índia durante cerimônia em Caracas (10/09)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira que em breve passará por uma quarta sessão de quimioterapia. "Se Deus quiser será a última", afirmou o líder, que passa por tratamento contra câncer. "Depois dessa quimioterapia, sem dúvida começarei a me exercitar."

Em entrevista por telefone à TV estatal, Chávez também disse ter se recuperado de uma infecção na garganta que o manteve afastado da vida pública nos últimos dias. "Tenho fé, minha recuperação caminha bem", afirmou.

Segundo Chávez, em outubro os médicos farão uma avaliação de sua saúde para verificar se as células cancerígenas foram eliminadas.

O líder disse querer estar em forma para participar de uma cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos que a Venezuela deve sediar em 2 de dezembro. "Até lá devo estar completamente recuperado", afirmou.

Chávez passou por uma cirurgia em junho para a retirada de um tumor cancerígeno na região pélvica, mas nunca deu detalhes sobre o tratamento. Pesquisas de opinião mostram uma pequena solidariedade por Chávez desde que ele anunciou seu tratamento contra o câncer, e seu índice de aprovação está em mais de 50%.

O líder tem repetido que será candidato nas próximas eleições presidenciais, em 7 de outubro de 2012. Tradicionalmente, as eleições presidenciais aconteciam em dezembro. Chávez deverá ser o candidato do oficialismo, enquanto a oposição deverá realizar votações primárias no começo do ano que vem. O presidente venezuelano garante que ganhará a votação para continuar com a revolução socialista que impulsiona no país andino, desde que assumiu o cargo em 1999.

Com Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.