Chávez empossa novo vice-presidente e nomeia dois novos ministros

Caracas, 2 fev (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, nomeou hoje o novo vice-presidente do Governo, Elías Jaua, e os ministros de Cultura e Turismo, Farruco Sesto e Alejandro Fleming, respectivamente.

EFE |

Chávez anunciou os nomes durante a comemoração do 11º aniversário de sua chegada ao poder, após vencer as eleições em dezembro de 1998.

Jaua foi designado vice-presidente por Chávez em 26 de janeiro em substituição a Ramón Carrizález, que renunciou ao posto por "razões pessoais" assim como a sua mulher, a ministra do Ambiente, Yubiri Ortega.

As mudanças, que incluem a vice-presidência e quatro ministérios em pouco menos de uma semana, geraram suspeitas pelo fato de que Carrizález era um dos homens próximos a Chávez e tinha um dos principais cargos, o Ministério da Defesa a Vice-Presidência.

A posse ocorreu no Teatro Teresa Carreño da capital e foi transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão.

"Escolhi Elías porque ele faz parte da revolução desde muito jovem e foi um líder estudantil com uma trajetória transparente, de honestidade, com vocação para o trabalho em todos os cargos que ocupou", elogiou o presidente.

Além da vice-presidência, Jaua continuará à frente do ministro de Terras e Agricultura.

Minutos depois, Hugo Chávez indicou como novos ministros de Cultura e Turismo, a Farruco Sesto e a Alejandro Fleming, respectivamente.

Sesto ocupou diversos cargos nos Governos de Chávez, entre eles, os ministérios de Habitação e de Cultura, à qual agora retorna substituindo Héctor Soto.

Fleming, que substitui Pedro Morejón à frente do Turismo, desempenhava até o momento o cargo de vice-chanceler para as Relações Exteriores com a Europa.

Durante o ato, Chávez "agradeceu os esforços" dos ministros e deu às "boas-vindas" aos novos membros do primeiro escalão.

Na semana passada, o presidente venezuelano anunciou a nomeação de um novo ministro da Defesa, o militar Carlos Mata Figueroa, que ainda não foi empossado.

Igualmente, na semana passada, o líder venezuelano colocou à frente do Ministério do Ambiente, Alejandro Hitcher, em substituição de Yubiri Ortega. EFE afs/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG