Chávez e Uribe se encontrarão em abril na Venezuela

Bogotá, 17 fev (EFE).- Os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e da Venezuela, Hugo Chávez, se reunirão em meados de abril em um local ainda por definir em território venezuelano, informou hoje o ministro colombiano de Relações Exteriores, Jaime Bermúdez.

EFE |

O chanceler Bermúdez, que acompanha Uribe em sua visita ao Brasil, disse em declarações à rádio colombiana "Todelar" que os governantes se encontrarão novamente para seguir impulsionando as relações dos países vizinhos.

A reunião foi marcada em 24 de janeiro, quando Uribe e Chávez se encontraram pela última vez na cidade colombiana de Cartagena.

O ministro Bermúdez destacou que "pela primeira vez em quase dois anos os ministros de diferentes áreas dos dois países se reuniram diretamente. Há avanços concretos", disse.

"Temos todo o interesse de avançar em uma relação bilateral, de aprofundar os aspectos dessa relação no âmbito econômico, comercial e da luta contra o terrorismo e o narcotráfico", expressou o chefe da diplomacia colombiana.

Colômbia e Venezuela, que compartilham profundos laços históricos e econômicos, assim como uma fronteira de 2.219 quilômetros, sofrem uma crise diplomática desde o ano passado e, desde então, não há embaixador venezuelano em Bogotá.

No entanto, na reunião de Cartagena foi anunciada a nomeação de Gustavo Márquez, ex-ministro do Comércio como embaixador da Venezuela na Colômbia.

Enquanto isso, Uribe nomeou María Luisa Chiappe, economista e atual presidente da Câmara de Comércio Colombo-venezuelana como embaixadora da Colômbia na Venezuela. EFE gta/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG